Ultimas

6/recent/ticker-posts

Mais da metade dos novos seguidores de bolsonaristas são robôs

 Levantamento realizado pelo Bot Sentinel mostra que todas as contas foram criadas a partir do anúncio de venda do Twitter

BotSentinel, do Twitter, encontra 38 mil perfis-robôs bolsonaristas criados em 48h

Checador fez análise nos dados das contas e comprovou que máquina de fakes e mentiras do presidente brasileiro segue a todo vapor, com 62% de seguidores fictícios



Desde que a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk foi anunciada, na última segunda-feira (25/4), políticos bolsonaristas viram seus números de seguidores explodirem da noite para o dia. Contudo, levantamento da plataforma Bot Sentinel mostra que mais da metade desses novos seguidores de figuras ligadas ao presidente são robôs.

Em análise feita a pedido do Congresso em Foco, a plataforma de combate à desinformação nas redes sociais analisou cinco contas de aliados de Jair Bolsonaro (PL) e concluiu que todos os novos perfis que seguiram Damares Alves, Flávio Bolsonaro, Tarcísio Gomes, General Heleno e Carla Zambelli foram criadas a partir do dia 25, e 67,4% deles são não autênticos são robôs.

Uma das primeiras a comemorar a troca de comando no Twitter, a deputada federal Carla Zambelli (PL) ganhou mais de 101 mil seguidores desde 25 de abril. Cerca de 54 mil desses perfis, contudo, não são autênticos.

Já o filho 01 do presidente, Flávio Bolsonaro (PL), ganhou cerca de 75 mil novos seguidores desde que Musk anunciou que comprará a rede social. Desse número, mais de 61% dos perfis têm características de bots.

Ex-ministros de Bolsonaro, Damares Alves e Tarcísio de Freitas foram outros dois bolsonaristas que ganharam um número expressivo de novos seguidores no Twitter. Contudo, o levantamento realizado pelo Bot Sentinel mostra que, dos mais de 60 mil novos seguidores de Damares, cerca de 39 mil são robôs.

Braço direito de Bolsonaro, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, também foi outra figura do bolsonarismo que ganhou milhares de seguidores nos últimos quatro dias. Dados mostram que mais de 78% desses perfis são robôs.

Comemorada por algumas pessoas, a venda do Twitter para o bilionário Elon Musk chamou a atenção de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), encantados com o discurso de “maior liberdade” do novo dono do Twitter.


Bolsonaro, assim como aliados, também viu seu número de seguidores explodir desde a última segunda-feira. Dados do Bot Sentinel mostram que o presidente ganhou mais de 60 mil seguidores desde a venda da rede social, todos esses perfis que não existiam antes do anuncio da troca de comando no Twitter.

Postar um comentário

0 Comentários